24.11.05

Conselho de Ministros aprova hoje o Plano Tecnológico

Lusa via Última Hora

O Conselho de Ministros aprova hoje o Plano Tecnológico, documento que o Governo considera estratégico para o crescimento económico e para a modernização do país e que se divide em três eixos: conhecimento, tecnologia e inovação.
Após ser aprovado em Conselho de Ministros ao fim da manhã, o Plano Tecnológico é depois apresentado publicamente ao início da tarde pelo primeiro-ministro, José Sócrates, e pelo titular das pastas da Economia a Inovação, Manuel Pinho, durante uma sessão que decorrerá na antiga Feira Internacional de Lisboa (FIL).

Conselheiros questionam tutela do Plano Tecnológico

in Público

O ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, apresenta esta tarde o Plano Tecnológico (PT) numa cerimónia pública que será presidida pelo primeiro-ministro, José Sócrates, mas para a qual não foi convidada a equipa que o elaborou. José Tavares, primeiro presidente da Unidade de Coordenação do Plano Tecnológico (UCPT), demitiu-se na semana passada em desacordo com Manuel Pinho sobre o documento síntese que hoje deverá servir de base à apresentação do PT, tendo sido substituído por Miguel Lebre de Freitas, que dirigia o gabinete de estudos do Ministério da Economia. Sete dos dez membros da UCPT coordenada por Tavares também apresentaram a demissão, atitude que o ministério desvalorizou, argumentando que toda a equipa "caía" com o presidente. A polémica em torno da síntese do Plano Tecnológico terá sido iniciada pela oposição de alguns ministros que alegadamente não se reviam no documento apresentado pelo coordenador da unidade - o Plano é um documento transversal a todos os ministérios, embora seja tutelado pela Economia. Os problemas no seio do Governo foram ultrapassados ao longo dos últimos dias, após sucessivas revisões do documento síntese, o que permitirá aprovar a versão final no Conselho de Ministros desta manhã.


Plano Tecnológico (ficheiro pdf)

Plano Tecnológico - Um blogue do PÚBLICO

Sem comentários: