28.10.05

Ministro da Ciência compromete-se a abrir mil postos de trabalho em investigação

in Público

José Mariano Gago apresentou ontem o financiamento da investigação para 2006 ao Parlamento. Das dúvidas dos deputados ficou por responder como vai o ministro abrir mil vagas de investigação e desenvolvimento (I&D) nas instituições do Estado, com o controlo dos gastos na função pública anunciado pelo Governo.
[...]
Mariano Gago afirma que o investimento público total na investigação e desenvolvimento para 2006 representa 0,76 por cento do produto interno bruto (PIB). Com o que se espera provir ainda do investimento privado, pensa-se poder atingir então a fasquia de um por cento do PIB para I&D, estipulada no programa do Governo.


in Diário de Notícias

Oposição critica verbas da ciência

[...]
A despesa do Ministério aumenta 6,3%, de acordo com a proposta de orçamento, para 2,3 mil milhões de euros. Deste total, 76 % são para o ensino superior, com a maior fatia (63,3%) destinada ao seu funcionamento e o restante (8,8%) para Acção Social Escolar e obras (4%). A área da ciência e tecnologia absorve 16,9% e a sociedade de informação 6,4%.

Em resposta às críticas dos deputados, o ministro afirmou que o ensino superior vai beneficiar do aumento do investimento em ciência e tecnologia, porque é nas universidades que estão os investigadores com mais capacidade competitiva.
[...]
Outro ponto crítico do debate foi a intenção do Governo de criar um sistema de garantias de empréstimo bancário aos estudantes, para o que tenciona submeter um pedido de autorização legislativa à Assembleia da República. A oposição considerou que esta medida pode ser uma desresponsabilização do Estado, que deveria apostar mais na Acção Social Escolar.

Sem comentários: