23.5.06

in Público 23 Maio

A escola está "sufocada por um excesso de missões"

Isabel Leiria

O exercício proposto pelo reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, é simples. Consultem-se os registos dos últimos meses de debates na Assembleia da República (AR) e vejam-se as tarefas atribuídas à escola. Da educação ambiental à sexual, da toxicodependência à prevenção da gripe das aves, passando pela segurança rodoviária, sensibilização para as questões da violência doméstica e abuso sexual ou a formação cívica dos alunos, pouco fica de fora.
"Tudo isto é certo e nenhum de nós se atreverá a excluir qualquer uma destas tarefas. Mas será que a escola pode fazer tudo isto para além da sua acção primordial? A minha opinião é que não. A escola está sufocada por um excesso de missões e terá de recentrar-se nas actividades escolares", defendeu ontem António Nóvoa, durante a apresentação do debate nacional promovido pela AR e pelo Governo, e organizado pelo Conselho Nacional de Educação, por ocasião dos 20 anos da publicação da Lei de Bases do Sistema Educativo, que decorrerá até Novembro.
António Nóvoa alertou para o perigo de a escola "passar a ser essencialmente um centro social nos meios mais problemáticos e uma instituição centrada na aprendizagem nos meios mais favorecidos". "Em nome da democratização, estamos a tornar ainda mais frágeis os que já o são". O excesso de "rigidez" do sistema de ensino e a falta de opções de uma escola que "continua a trabalhar para o aluno médio - uma ilusão que arrasta milhares para o insucesso e impede muitos outros de desenvolver as suas vocações" - foram outros dos problemas apontados pelo historiador de Educação.
Presente na apresentação do debate, o primeiro-ministro lembrou o muito que foi conseguido em 20 anos, mas disse ser preciso agora "menos ideologia e mais resultados". Até porque a má posição relativa de Portugal em termos internacionais "não se alterou no essencial desde o século XIX", lembrou Nóvoa.


Cerimónia de tomada de posse do Reitor da Universidade de Lisboa
A cerimónia de tomada de posse do Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Doutor António Sampaio da Nóvoa, terá lugar no dia 23 de Maio, pelas 15h00, na Aula Magna.

Sem comentários: