28.7.06

Political agreement on FP7

European Council reached a political agreement on FP7 (24 Jul 2006).

15.7.06

Contratação de Doutorados - Concurso Aberto

CONTRATAÇÃO DE DOUTORADOS PARA O SISTEMA CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NACIONAL

CONCURSO

Na sequência do “Compromisso com a Ciência” assumido pelo XVII Governo, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) irá abrir um concurso, no período compreendido entre 15 de Julho e 15 de Setembro, para a celebração de contratos-programa com instituições do sistema científico e tecnológico nacional com o objectivo de promover a inserção profissional de doutorados no sistema científico e tecnológico através de contratos individuais de trabalho.

Os concursos para selecção dos doutorados a contratar serão organizados pelas instituições contratantes nas seguintes condições:
a) Os doutorados a contratar, nacionais ou estrangeiros, terão pelo menos 3 anos de experiência e produção científica relevantes pós-doutoramento;
b) Os concursos serão anunciados internacionalmente e estarão abertos simultaneamente em data a fixar pela FCT;
c) Todos os concursos serão anunciados em conjunto num portal nacional da FCT referenciado na imprensa científica internacional;
d) O júri de cada concurso deverá conter especialistas de indiscutível reputação incluindo especialistas de instituições científicas de outros países. A composição dos júris e o currículo dos seus membros serão publicados no portal nacional;
e) A FCT é instância de recurso das propostas de decisão das instituições contratantes e é responsável pela elaboração de um relatório de avaliação do funcionamento e resultados de todo o processo.

DESTINATÁRIOS
Podem candidatar-se Instituições de Ensino Superior, Laboratórios de Estado, Laboratórios Associados, outras Instituições de I&D e Empresas, com actividades de I&D reconhecidas e avaliadas, e parcerias entre estas entidades.

FINANCIAMENTO
Os contratos-programa terão a duração máxima de cinco anos.

FORMULÁRIO
O Formulário do concurso está disponível na Internet em www.fct.mctes.pt/contratacao/doutorados.

Informações sobre o conteúdo do formulário de candidatura podem ser solicitadas ao Gabinete de Apoio ao “Compromisso com a Ciência” da FCT (10.00-12.30/14.30-17.00h), pelo telefone 21 3924300 ou através de contratos@fct.mctes.pt.
Informações sobre questões de carácter informático, podem ser solicitadas pelo telefone 21 3924489 ou através de concursoprojectos2006@fct.mctes.pt.

AVALIAÇÃO E SELECÇÃO
A avaliação será efectuada por painel internacional de avaliadores independentes.

1. Serão apoiadas especialmente:
a) Instituições com capacidade científica instalada e produção científica especialmente relevante nos últimos 3 anos, especialmente as avaliadas internacionalmente com apreciação muito positiva. O plano de emprego científico a considerar deve ser devidamente justificado em termos do reforço das capacidades científicas e do plano de desenvolvimento das instituições participantes;
b) Um número limitado de candidaturas de grupos emergentes. No âmbito deste tipo de candidaturas, o plano de trabalho e de emprego científico, assim como as parcerias e redes de suporte a considerar, devem ser devidamente justificadas a partir das capacidades instaladas, das actividades já desenvolvidas e dos resultados alcançados.2. Cabe às instituições indicar as condições de acolhimento e desenvolvimento e o co-financiamento disponíveis, assim como a contribuição que esperam dar ao reforço de massas críticas de qualidade e a redes de cooperação internacional. No caso da entidade proponente ser uma instituição do Ensino Superior, a candidatura deverá ainda referenciar a entidade ou entidades de I&D responsáveis.

CANDIDATURAS
As candidaturas devem ser apresentadas em formulário electrónico próprio (em língua inglesa) e enviadas, através da Internet, até às 24 horas do dia 30 de Setembro de 2006.

10.7.06

How expat scientists can give something back to their home countries

Science 16 June 2006
Vol. 312. no. 5780, pp. 1602 - 1603
Policy Forum
SCIENCE COMMUNITY:

Scientific Diasporas
Béatrice Séguin, Peter A. Singer,Abdallah S. Daar

SciDev.Net
G8 'should help diaspora boost home science'

Projectos FCT 2006 - alargamento do prazo de candidatura

Prazo de candidatura alargado até 31 de AGOSTO

Comunicado da Presidência da FCT (7 Julho):
"Para que a adesão da comunidade científica às várias iniciativas que estão em curso, ou em vias de lançamento, seja o mais participada possível, a FCT decidiu alargar o prazo de submissão de candidaturas a financiamento de projectos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, até dia 31 de Agosto."

4.7.06

ESF Research Networking Programmes - call open

ESF Research Networking Programmes are networking activities bringing together nationally funded research activities for four to five years, to address major scientific issues or science-driven topics of research infrastructure at the European level with the aim of advancing the frontiers of science.

Deadline for submission: 30 October 2006

1.7.06

Reforma dos Laboratórios de Estado

MCTES
Reforma dos Laboratórios de Estado


Reforma do Sistema dos Laboratórios de Estado:
Processo de Consulta Pública
Resolução de Conselho de Ministros 29/06/06
Relatório do Grupo Internacional

Diário de Notícias
Laboratórios de Estado reestruturados

Jornal Público
POL nº 5939 Sábado, 1 de Julho de 2006

Avaliação divulgada ontem
Reforma dos laboratórios do Estado vai extinguir o INETI

Depois de Setembro, o Governo espera avançar para a reorganização de cada uma das instituições

O Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI) vai ser extinto e as suas competências vão ser repartidas por vários organismos, no âmbito de uma reforma dos 11 laboratórios que pertencem ao Estado. Depois de extinções, fusões ou criações, haverá nove. Estas medidas foram anunciadas ontem pelo ministro da Ciência, José Mariano Gago.Quinta-feira, o Conselho de Ministros aprovou uma proposta de reforma do sistema de laboratórios do Estado baseada nas recomendações de um grupo trabalho internacional, criado em Dezembro. A proposta estará um mês em discussão pública. "Até ao final de Setembro, o Governo vai estar em condições de aprovar a reforma definitiva dos laboratórios do Estado", disse Mariano Gago. O INETI é o caso mais complexo, refere o grupo de trabalho.
[...]